segunda-feira, 18 de março de 2013

Ciclo de palestras é retomado em 2013
 
 
   O Ciclo de Palestras está de volta! Paralisado no fim do ano, devido ao período de férias, o projeto foi retomado no dia 13 de março de 2013, com a palestra da pesquisadora Mariana Araújo Moreira. "Estudo de peixes em cavernas: principais características e importância", foi o título da apresentação realizada para os funcionários do Parque Estadual do Sumidouro.
   Segundo Mariana, o objetivo da pesquisa é identificar as principais espécies presentes na caverna e caracterizar principlamente, seus hábitos alimentares. " Estes estudos vão nos ajudar a descobrir o que os peixes da caverna pesquisada estão alimentando", disse.
   O Córrego Samambaia e a Gruta Lapa das Pacas foram os locais escolhidos para a realização da pesquisa. Ambos inseridos nas áreas da Unidade de Conservação. Mariana explica que a escolha destes lugares se deu pela ligação direta e indireta que possuem. " O principal motivo que nos levou a escolher esta área foi o Rio das Velhas, o maior afluente em extensão da bacia do São Francisco, presente nesta região. O córrego samambaia é uma sub-bacia diretamente ligada com as cavernas, através de ductos subterrâneos. Com isso percebemos a influência do córrego na caverna de Pacas. As espécies e os alimentos encontrados na caverna possivelmente vieram do ambiente externo e vice-versa", explicou.
   Ao todo foram coletadas 8 espécies de peixes. As coletas foram realizadas em período trimestral, nos seguintes meses: fevereiro, maio, agosto e setembro de 2012. Em seguida os peixes coletados foram enviados para análise em labortário. A pesquisa foi focada apenas em duas espécies de lambaris. 
   O Ciclo de Palestras é um projeto do Centro de Difusão de Ciência e Tecnologia do Parque Estadual do Sumidouro que visa oferecer aos colaboradores, comunidade do entorno e convidados, palestras e oficinas com os pesquisadores que atuam na Unidade de Conservação  entorno.
 
Texto e Foto: Marianita Saraiva