Mídia

O uso de imagens das Unidades de Conservação (UCs) somente pode acontecer se realizadas mediante autorização emitida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). 

As produções visuais que ocorram dentro das UCs estaduais, exceto nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) e em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), sob a gestão e responsabilidade do IEF, deverão respeitar o procedimentos previstos na a Portaria IEF n° 04/2018, que dispõe sobre a regulamentação do processo de autorização para uso de imagens em Unidades de Conservação administradas pelo IEF, publicada em 05 de fevereiro de 2018. 

Para solicitação de autorização, os interessados deverão baixar o formulário, preencher e  e enviá-lo à gerência da UC de interesse ou à Coordenação Regional de Áreas Protegidas, podendo ser também encaminhado  à Diretoria de Áreas Protegidas, de acordo com das competências, normas e prazos estabelecidos na Portaria.

A captação de imagens para produções jornalísticas depende de autorização da Assessoria de Comunicação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e está sujeita às restrições e condições necessárias para à proteção dos recursos naturais da UC e à segurança dos profissionais envolvidos. 

A produção de imagens só poderá ser realizada mediante agendamento prévio, apresentação da autorização devidamente assinada pelo representante do IEF e do solicitante, além do comprovante de pagamento, se for o caso.

Para acessar a Portaria IEF n° 04/2018, entre na aba Legislação do blog.

Para ter acesso ao Formulário de solicitação de autorização para uso de imagem de Unidade de Conservação, entre na aba Documentos para baixar.


----------


Nesta seção são disponibilizadas matérias relacionadas ao Parque Estadual do Sumidouro

 

Canal Na Bagagem, com informações sobre parte de nossa Pré-História (período Paleolítico, Neolítico, ocupação humana do continente americano, grafismos ruupestres e Luzia e os povos de Lagoa Santa. Belíssimas imagens do Parque Estadual do Sumidouro, do Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha, do Parque Nacional Serra da Capivara):    https://www.youtube.com/watch?v=Oe6LID0LHSA&feature=youtu.be

 

Canal 360meridianos: Luzia, os povos de Lagoa Santa e os segredos da pré-história brasileira. Pertinho de Belo Horizonte, em Lagoa Santa e arredores, você pode descobrir mais sobre os antigos povos que habitaram nosso continente. É ali que foi encontrada Luzia, o crânio mais antigo da América do Sul, e onde ainda há muito o que escavar e explorar: https://www.youtube.com/watch?v=EsT6_Bhtd2Y

 

Blog 360meridianos: Como funciona uma escavação arqueológica? Confira aqui: https://www.360meridianos.com/especial/escavacao-arqueologica

 

Programa “Viação Cipó” da TV Alterosa mostra a Casa Fernão Dias e a prática da escalada com nossos parceiros da Rupestre da Lapa Aventuras:
https://www.youtube.com/watch?v=Pp2yNWi9Vmo


Programa “Viação Cipó” da TV Alterosa mostra a Fazenda Samambaia, pertencente ao Parque Estadual do Sumidouro, e fala da Rota das Doceiras, doces feitos no entorno do Parque Estadual do Sumidouro. 2018:
https://www.alterosa.com.br/programas/viacao-cipo/acompanhe-a-fazenda-samambaia-em-lagoa-santa/
https://www.alterosa.com.br/programas/viacao-cipo/confira-com-toledo-a-rota-das-doceiras/
https://www.alterosa.com.br/programas/viacao-cipo/em-lagoa-santa-descobrimos-os-varios-sabores-da-cidade/
https://www.alterosa.com.br/programas/viacao-cipo/aprenda-a-fazer-uma-deliciosa-receita-aqui-no-viacao-cipo/


Programa “Terra de Minas” da Rede Globo aborda os doces do entorno do Parque Estadual do Sumidouro. 2018:
https://globoplay.globo.com/v/6920576/programa/


TV Impactto divulga a visita do pesquisador dinamarquês Dr Esker Willerslev. Foram exibidos atrativos como a gruta da Lapinha e a gruta Tuneis. 2017:


Programa “Malas Prontas” do Jornal Band Minas mostra atrações do PESU como a gruta da Lapinha, Casa Fernão Dias, Museu Peter Lund, trilha do Sumidouro e pinturas rupestres, além da culinária da região. 2017:


Programa “Terra de Minas” da Rede Globo mostra o fotógrafo Marcos Amend no Parque Estadual do Sumidouro, especialista em registros de natureza, falando sobre o seu trabalho. 2017:
https://globoplay.globo.com/v/5831529/


Programa “Viaje Comigo” da família Goldschmidt relata as belezas do Parque, como a gruta da Lapinha, além da culinária da região. 2017


Programa “Preservação Ambiental” da TV Canção Nova, aborda a região de Lagoa Santa e a importância da preservação do PESU e do patrimônio ambiental. 2016:


Programa “Tecnociencia en Ruta” exibido na TV chilena Canal 13, com foco na Rota das Grutas Peter Lund. 2016:
Bloco 1 - Episódio sobre o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e o Monumento Natural Estadual Peter Lund:
Bloco 2 - Mostra as riquezas do Parque Estadual do Sumidouro, Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato e Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha:


Programa “Terra de Minas” da Rede Globo fala do Parque Estadual do Sumidouro. 2016: 
Bloco 1 - Matéria sobre a Casa Fernão Dias, trilha do Sumidouro, gruta do Sumidouro e mirante:
Bloco 2 - Matéria sobre a área de escalada:


Projeto Manuelzão UFMG, realizou visita ao Parque Estadual do Sumidouro. 2015.


Programa Good News da Rede TV aborda o Parque Estadual do Sumidouro e Rota das Grutas Peter Lund. 2015:


Entrevistas O legado de Peter Lund, pelo programa Panorama da TV Assembleia. 2015:
Bloco 1: 


TV CREA Minas mostra a importância das cavernas como patrimônio ambiental e natural. 2015:


Programa Simplesmente Minas fala sobre o Parque Estadual do Sumidouro, abordando a Casa Fernão Dias, as pinturas rupestres, o mirante do Sumidouro, a gruta da Lapinha e suas formações, além da culinária da região e seus personagens. 2015:


Série "A Jornada da Vida" do Globo Natureza exibida pelo Fantástico, cita o Parque Estadual do Sumidouro, Luzia, Peter Lund e região. 2014:


Programa “Terra de Minas” da Rede Globo, cita as belezas e a importância histórica e cultural da gruta da Lapinha e região de Lagoa Santa. 2013:


“Nadando com Theo pelo rio das Velhas”. Em visita ao Parque Estadual do Sumidouro, o programa mostra a importância histórica, turística e arqueológica da região, em especial da Quinta do Sumidouro, lagoa do Sumidouro e Casa Fernão Dias. 2013:


Programa “Grutas Sagradas” da Rede Minas, aborda cultura e práticas de rituais religiosos. No segundo bloco, mostra as grutas da Macumba e do Feitiço situadas no PESU. 2012:
Bloco 1:
Bloco 2:


“Jornal Minas” da Rede Minas, destaca a inauguração do Museu Peter Lund. 2012:


Vídeo do Governo do Estado de Minas Gerais fala sobre a inauguração do Museu do Peter Lund. 2012:


Série "É muita história", quadro exibido no programa Fantástico. Cita Peter Lund, Luzia e região de Lagoa Santa. 2011: