segunda-feira, 18 de março de 2013

Conselheiros do Parque Estadual do Sumidouro são empossados

   Foi realizada na noite de 13 de março, quarta-feira, a cerimônia de Posse do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Sumidouro, no Museu Peter Lund, Gruta da Lapinha. Ao todo, cinquenta e quatro conselheiros, entre titulares e suplentes, foram empossados.   O evento foi realizado na presença do diretor geral do Instituto Estadual de Florestas, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, da vice-diretora geral do Instituto Estadual de Florestas, Adriana Francisca da Silva, do chefe do Escritório Regional de Florestas e Biodiversidade Centro Norte, Júlio César Moura Guimarães e do gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rogério Tavares de Oliveira.   Rogério parabenizou os presentes e reafirmou a necessidade de tê-los sempre juntos e participativos nas questões voltadas ao parque e comunidade. Ele destacou as conquistas do PESU e afirmou que as melhorias e ganhos da unidade também são consequência de um conselho ativo.
  
O Termo de Compromisso e Posse foi lido pela vice- diretora geral do IEF, Adriana e assinado pelos representantes das entidades que compõem as cadeiras do conselho, entre eles, órgãos estaduais, municipais e federais, associações, comunidades científicas e empresas do setor privado.
  
Bertholdino Apolônio, destacou a importância do Conselho na proteção do PESU. “A participação das comunidades que convivem com o Parque é fundamental na gestão da unidade de conservação”, destacou.
  
O presidente da Associação Movimento Lagoa Viva, Juscelino Luiz Ribeiro, observou que o Parque tem enormes desafios, como a revitalização da Lagoa do Sumidouro. “Temos dois anos de trabalho pela frente para esclarecer a comunidade sobre a importância do Parque”, disse.
  
O Conselho terá vigência de dois anos, 2013 – 2014, e tem a função de promover a integração do parque com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área do entorno.
Os Conselheiros empossados, entre titulres e suplentes.

O diretor geral do IEF, Bertholdino Apolônio, em discurso.