quarta-feira, 2 de outubro de 2013

                
Tradição do Congado na Quinta do Sumidouro

                   Neste mês de setembro foi celebrada a festa de Nossa Senhora do Rosário na Quinta do Sumidouro, comunidade de entorno do PESU. Esta festa é uma antiga tradição que remonta a época do Brasil Colonial estando relacionada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. O Congado é um festejo popular religioso afro-brasileiro mesclado com elementos religiosos católicos, com um tipo de dança dramática na coroação do rei do Congo, em cortejo com passos e cantos, onde a música é o “fundo musical” da celebração. 


            Nos dias que antecedem a festa, acontecem vários movimentos como: o levantamento e a retirada do mastro, que contém a bandeira com a imagem do principal santo de devoção da irmandade, vários cortejos com a guarda anfitriã e com as guardas convidadas, a reza do rosário, que, em algumas comunidades, inclui a realização da Missa Conga, e a visita aos Reis e Rainhas.
           Na Quinta do Sumidouro, todos os anos são “coroados” reis e rainhas chamados de “reis e rainhas de ano”. Os “reis de ano” ficam responsáveis por fazer o almoço servido na festa, na maioria das vezes a rainha Santa Isabel fica responsável pelo café da manhã e o rei e rainha Conga pelos doces caseiros servidos para a comunidade como o doce pau de mamão, leite e laranja. Toda esta confraternização acontece no segundo domingo do mês de setembro e na segunda-feira seguinte.
          A guarda do congado da Quinta do Sumidouro é em homenagem a Chico – Rei. Segundo a história, Francisco, escravo alforriado batizado com o nome de Chico-Rei, foi o grande responsável por trazer a tradição do congado para o Brasil.
          As festas de Reinado com devoção a santos negros, como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, são tradições mantidas em diversas localidades do país, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Em cada uma delas o festejo apresentam dinâmicas e características próprias. Além da Quinta do Sumidouro outras comunidades mantém a tradição do Congado como Lapinha, Fidalgo, Mocambeiro e Pedro Leopoldo.