sexta-feira, 22 de março de 2013

Funcionários do PESU receberão capacitação
 
   A Diretora de Desenvolvimento de Linguagens Museológicas, Neilia Marcelina Barbosa, esteve no Parque Estadual do Sumidouro em reunião com os funcionários da unidade. O objetivo de realizar um encontro informal, como classificou a diretora, foi para decidir junto com os colaboradores como será realizado o trabalho de formação dos mesmos e o funcionamento do parque.
  
A inauguração do Museu Peter Lund, um dos atrativos do Parque, gerou uma série de demandas para a unidade. Além do aumento considerável de turistas, uma das maiores mudanças foi o quadro de funcionários, que chegou a dobrar com as novas contratações. O que fez aumentar ainda mais a necessidade de capacitar os colaboradores e instituir uma forma de trabalho comum a todos para oferecer ao turista um serviço de qualidade.
  
Para suprir estas demandas a diretora procurou escutar dos funcionários a realidade vivida por cada um deles em seu dia a dia de trabalho, as dificuldades, os erros, os problemas enfrentados e as sugestões para mudanças e melhorias.
  
Segundo Neilia este trabalho será realizado a longo prazo. “ Nós vamos nos reunir periodicamente em grupos de estudos com os funcionários, abordando temas escolhidos por eles, que estejam relacionados ao parque e a todo conteúdo que é exposto ao turista.  Vamos tentar realizar palestras,  visitas em outros museus e acordar sobre todo o funcionamento da unidade daqui para frente”, afirmou. No próximo encontro serão levantadas as dúvidas dos colaboradores em relação ao vasto conteúdo do Museu e do Parque.
 
Superintendência de Museus
   A Diretoria de Desenvolvimento de Linguagens Museológicas é uma das subseções da Superintendência de Museus de Minas Gerais e tem por finalidade executar as ações de mediação entre o público e o bem cultural, de modo a otimizar e monitorar o processo de comunicação museológica em todas as suas etapas.
    A
Superintendência de Museus tem por finalidade implementar a política de museus para o Estado, atendendo aos princípios de preservação, promoção e acesso ao patrimônio museológico.
Compete à Superintendência de Museus gerenciar os seguintes Museus:

I - Museu Mineiro;
II - Museu Casa Guimarães Rosa;
III - Museu Casa Alphonsus de Guimaraens;
IV - Museu Casa Guignard; e
V - Museu do Crédito Real.
Fotos e Texto: Marianita Saraiva
Texto superintendência de Museus (Fonte:http://www.cultura.mg.gov.br/component/content/article/213-museus/585-legislacao-referente-a-superintendencia-de-museus)