sexta-feira, 1 de junho de 2012


Parque Estadual do Sumidouro assume monitoramento de Escalada na UC

      No sábado, 26, foi realizado na base de Pesquisas do parque, um curso básico para 18 funcionários da unidade, sobre escalada. O curso foi dado pelo Edgardo Alves de Campos Abreu - mestrando em ciências do esporte e representante da Associação Mineira de Escalada (AME). Também estavam presentes o gerente da Gruta Rei do Mato, Edmar Monteiro e o gerente do Parque Estadual do Sumidouro Rogério Tavares.
     O objetivo do curso foi passar aos funcionários do parque todo o funcionamento, regras e procedimentos que são tomados na unidade, em relação ao esporte. No encontro, a AME transferiu ao parque o controle e o monitoramento da escalada que, antes era realizado pela associação, conforme Termo de Cooperação celebrado com o IEF.
     Na parte da manhã foi realizada uma palestra sobre a AME e o Manejo da Escalada na região. À tarde, os funcionários foram levados a campo para conhecer todos os paredões permitidos à prática do esporte e as regras de prática da atividade.
     Rogério Tavares elogiou o trabalho realizado pela AME e afirmou a importância para o parque desta nova etapa. " A AME está nos passando o bastão, mas, continuaremos juntos neste trabalho. Assumir a escalada na unidade vai ser importante para os funcionários e a comunidade vivenciarem uma nova cultura de prática de atividades ao ar livre, bem como consolida a atividade oficialmente, pela primeira vez, em uma UC do estado de Minas Gerais".
     A escalada que acontecia apenas aos domingos, passa a ser aos sábados, domingos e feriados, com entrada de 09:00 às 13:00h e encerramento às 16:00h.

Links relacionados ao assunto:
www.pegaleve.org.br (orientações de mínimo impacto em ambientes naturais)
www.amescalada.org.br (site Associação Mineira de Escalada)



  O gerente do PESU Rogério Tavares, O gerente do MNE Gruta Rei do Mato  Edmar Monteiro e o representante da AME Edgardo Alves.