quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alunos aprendem a arte da pintura rupestre

   Os alunos da Escola Estadual Romero Carvalho, participaram nesta quinta-feira, 26 de junho/2012, da oficina de pinturas rupestres, ministrada pelo professor e pesquisador especialista em cultura e arte Juliano Nogueira de Almeida.
   A oficina faz parte do Projeto Centro de Difusão de Conhecimento Científico – Tecnológico que, ainda está em fase de iniciação. A escola Romero de Carvalho foi a primeira a receber a oficina.
   Ao todo participaram quatro turmas do 1ºe 2º ano (turma seriada) e 3º, 4º e 5º ano. Os alunos assistiram a uma pequena palestra sobre a história das pinturas rupestres, interpretaram figuras representando as mesmas e a partir daí, foram instruídos a fazer desenhos rupestres de animais atuais, presentes no Parque Estadual do Sumidouro. Foram propostos os seguintes animais: ser humano, cavalo, veado, tatu, aves e bicho preguiça. Foram utilizados papel, lápis de escrever e lápis de cor.
   A oficina também será realizada nas demais escolas localizadas no entorno do Parque. O projeto, no qual a oficina está inserida, visa: implantar o Centro de Difusão do Conhecimento Científico – Tecnológico; divulgar as contribuições da ciência em seus diversos campos para a região e os visitantes; realizar atividades de capacitação de professores, em módulos; realizar oficinas de empreendedorismo para a comunidade do parque e do entorno e outros.