quarta-feira, 27 de junho de 2018

Semana do Meio Ambiente 2018

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizamos atividades com as escolas do entorno e também para os visitantes.

A Escola Estadual de Lapinha participou com cerca de 40 alunos de idade entre sete e doze anos. Foi realizada caminhada até a Fazenda Samambaia, com atividades Dinâmica da Árvore, visita à sede da fazenda, palestra sobre Meio Ambiente e plantio de sementes de pequi.

A Escola Estadual Quinta do Sumidouro participou com cerca de 40 alunos com idade entre nove e doze anos. Foi feita caminhada até a Fazenda Sobrado, Dinâmica da Árvore, visita ao Centro de Pesquisas e alojamento de pesquisadores e palestra sobre Meio Ambiente e sobre as pesquisas que são realizadas dentro do Parque Estadual do Sumidouro. Para finalizar houve o plantio de sementes de jacarandá.

No domingo, dia 10, aconteceu na portaria Museu Peter Lund / Gruta da Lapinha um evento do PESU em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Espeleologia Guano Speleo. Houve Bate Papo Espeleológico, com objetivo de transmitir aos visitantes conceitos referentes à Espeleologia e a experiência do grupo Guano Speleo utilizando fotos do acervo; visita guiada à gruta Tuneis, objetivando enfocar a Geoespeleologia e Bioespeleologia da caverna; e o Speleo Mirim Gruta da Macumba, buscando enfocar o ambiente da caverna, que não possui estrutura de escadas, passarelas e iluminação artificial, estimulando ainda as crianças a vivenciarem o ambiente cavernícola. Participaram cerca de 50 pessoas e os relatos foram todos positivos. Segundo Wederson Nunes, monitor ambiental, “a atividade foi muito legal pois quem visitou o Parque pode conhecer lugares que não são comumente oferecidos, uma vez que são foco de visitas técnicas e pesquisas científicas. Por serem pouco visitados, os participantes puderam ver a diferença desses locais com pouca ou nenhuma interferência humana, além de poderem conhecer a importância do trabalho realizado pelo Guano Speleo”.

















Fotos: Vanessa Soares