segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Brigadistas PESU 2016

No mês de julho, o Parque Estadual do Sumidouro recebeu seis brigadistas contratados para atuação na Unidade de Conservação.

Com foco nas ações educativas, a equipe apresentou de forma geral o PESU, as ações desenvolvidas no Centro de Difusão e ainda noções de manuseio de um soprador de ar utilizado no combate, recém chegado no Parque.

Além da importante atribuição de combater os incêndios florestais, destaca-se como papel da brigada: realizar ações de sensibilização e orientação sobre efeitos dos incêndios florestais a proprietários rurais, frequentadores e moradores da zona de amortecimento da unidade; realizar rondas preventivas; executar abertura e manutenção de aceiros; efetuar a manutenção de equipamentos e instalações utilizados na prevenção e no combate; auxiliar no preenchimento do Registro de Ocorrência de Incêndios Florestais (ROI); realizar coleta de sementes, apoiar a produção de mudas e a recuperação de áreas degradadas, além de executar outras atividades relacionadas ao tema incêndios florestais e/ou socioambientais.

Cabe ressaltar que a brigada fornece apoio no combate a incêndios no entorno do Parque e em propriedade de parceiros, sempre focada na preservação dos recursos ambientais, a fim de minimizar os prejuízos causados à flora, à fauna e ao patrimônio.

Além do trabalho dos brigadistas, o Parque atua também em ações de prevenção como a realização de aceiros manuais e mecanizados, manejo de antigas pastagens com uso de gado - reduzindo a biomassa de capim sobre a vegetação nativa em alguns pontos específico da unidade de conservação, além de ações de capacitação da equipe e estabelecimento de uma rede de parcerias com moradores, ruralistas e empresas do entorno. 

Contamos com a sua ajuda, em caso de incêndios florestais e para denunciar incêndios criminosos, ligue: 0800 283 2323 ou 193.