sexta-feira, 24 de junho de 2016

Inauguração da sinalização da Estrada Real do Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro – PESU - inaugurou ontem, no receptivo Casa Fernão Dias, Pedro Leopoldo, a sinalização Estrada Real do Sumidouro. A abertura foi feita pelo gerente do Parque, Rogério Tavares de Oliveira, pela presidente da Associação do Circuito Turístico das Grutas, Adriana Ferreira da Cruz, e pelo Coordenador do Processo de Regularização Ambiental da Cemig, Gustavo Martins Feitosa.

Houve a apresentação pelo médico e professor da UFMG, Eugênio Marcos Andrade Goulart, sobre o livro de sua autoria, “O Caminho dos Currais do Rio das Velhas: A Estrada Real do Sertão”, traçando um paralelo sobre a importância da Estrada Real do Sumidouro.

Para finalizar o evento, houve uma confraternização patrocinada pela Cemig, onde os convidados puderam provar um delicioso tropeiro, caldo de mandioca, canjiquinha e canjica doce.

Para alegrar mais o ambiente, o nosso Coordenador de Áreas Protegidas, Rinaldo de Souza, e o morador da Quinta do Sumidouro, Vander Lúcio Antunes, mais conhecido como Nenzinho, tocaram para os convidados viola e violão.

Além disso, houve a participação do grupo de muladeiros de Lagoa Santa, que gentilmente serviu paçoca de carne e montou um acampamento tropeiro.

Estiveram presentes gerentes de outras Unidades de Conservação, representantes da Cemig, membros do Conselho Consultivo do PESU e das comunidades do entorno.

Agradecemos a participação de todos os envolvidos e esperamos agora promover a Estrada Real do Sumidouro!

O QUE É O PROJETO DE SINALIZAÇÃO DA ESTRADA REAL DO SUMIDOURO:

É um trabalho que compreende a instalação de placas de boas-vindas às comunidades, identificação de patrimônios históricos e turísticos, pontos de informações turísticas, alertas para trânsito de ciclistas, pedestres e animais silvestres. O trecho sinalizado vai de Lagoa Santa, próximo à Fazenda Fidalgo, até Matozinhos, nas imediações da Fazenda Jagoara Velha, em Mocambeiro.

O conteúdo das placas apresentou uma identidade para a Estrada Real do Sumidouro com a criação de um logotipo e enunciado “Caminho Tropeiro Século XVIII”.

No receptivo da Casa Fernão Dias foram instalados três conjuntos de painéis com a contextualização da Estrada Real do Sumidouro e seu histórico, reprodução de mapas antigos, além de trechos do diário de D. Pedro II em sua viagem a Minas Gerais ocorrida em 1881.

O trabalho foi idealizado pela gerência do PESU e realizado em parceria com a Cemig, a partir de medidas decorrentes da instalação da Linha de Transmissão da Cemig entre Pedro Leopoldo e Jaboticatubas.

Em breve divulgaremos mais informaçãoes sobre a Estrada Real do Sumidouro, bem como mais imagens da sinalização e do trecho.