quarta-feira, 6 de maio de 2015

Palestra com o arqueólogo André Strauss

Aconteceu no dia 06 de maio, no Museu Peter Lund (Parque Estadual do Sumidouro), a apresentação “ Vida e morte na Lapa do Santo: uma biografia arqueológica do Povo de Luzia”, do arqueólogo André Strauss, pauta da reunião do Conselho Consultivo da APA Carste de Lagoa Santa.
 
André é graduado em Ciências Sociais e atualmente faz doutorado no Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva (Alemanha). As principais linhas de pesquisa em que atua são Evolução Humana, Arqueologia da Morte, Craniometria e Geoarqueologia. Desde 2011 é o coordenador das escavações arqueológicas no sítio "Lapa do Santo", que se situa na região de Mocambeiro, Matozinhos, e está inserido no Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte.
 
O trabalho realizado na região objetiva fundamentalmente descobrir o modo com que os fósseis encontrados eram enterrados e se havia alguma prática ou ritual neste momento.
 
A Lapa do Santo tem importância mundial por conter fósseis humanos muito bem preservados, em grande quantidade, além de guardar práticas mortuárias complexas únicas no mundo.