quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Curiosidades sobre o “Colhereiro” – Platalea ajaja

         O Colhereiro americano - Platalea ajaja, é uma ave famosa por sua plumagem rosada adquirida após o terceiro ano de vida e por seu bico longo, achatado e alargado na extremidade dando a este a forma de uma “colher” daí o nome popular “Colhereiro”. Mede aproximadamente 87 cm e sua envergadura varia em cerca de 130 cm. Machos e fêmeas são similares, mas possuem algum dimorfismo sexual, ou seja, machos são maiores e adquirem muda nupcial, apresentando tons fortes de rosa nas asas durante o período de acasalamento. O Colhereiro vive em praias lamacentas do litoral e dos rios, manguezais, brejos, lagos, veredas e matas ciliares, sua alimentação consiste em pequenos peixes, insetos, moluscos e crustáceos, cracas, larvas etc.
       A ocorrência dessa ave se dá desde a região neotropical dos Estados Unidos até o nordeste da Argentina. No Brasil ocorrem grandes populações na região do Pantanal, mas está amplamente distribuído em todo território nacional. Vive em bandos a procura de alimentos em pontos de pouca profundidade, mergulhando e sacudindo a "colher" do bico lateralmente, “peneirando” a água. Voam com o pescoço levemente curvado para baixo, com as asas em forma de concha, misturando-se com outras espécies.
        O Colhereiro é umas das aves migratórias encontradas na Lagoa do Sumidouro na época de seca. A Lagoa é ponto de parada dessas aves que vem em busca de alimentos. Atualmente, o Colhereiro encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção, lugares de proteção ambiental como o Parque Estadual do Sumidouro acabam se tornando um verdadeiro refúgio para esta  ave que é  extremamente sensível à poluição. 

Fotos: Marianita Saraiva.