terça-feira, 16 de julho de 2013


Funcionários do PESU assistem palestra sobre o Projeto Voar



    Nos dias 11 e 12 de julho, os funcionários do PESU assistiram a uma palestra a respeito do Projeto Voar elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Conservação - WAITA em parceria com o IBAMA / IEF. Na quinta feira dia 11, a palestra aconteceu na Casa Fernão Dias e foi ministrada pelo biólogo Wander Ulisses Mesquita do Instituto WAITA. Na sexta feira dia 12, a palestra aconteceu na sede do Museu Peter Lund e foi ministrada pelo biólogo Mozart Garcia Junqueira Junior. O Projeto Voar tem como objetivo principal reabilitar papagaios da espécie Amazona aestiva provenientes de cativeiro e reintroduzi-los de volta à natureza. De acordo com Wander, o trabalho desenvolvido pelo projeto começa por uma avaliação física e comportamental dos papagaios visando avaliar em que estado o animal se encontra no momento em que chega ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Feita esta avaliação, os animais passam por um tratamento específico até adquirirem condições para serem soltos. Após a soltura, os papagaios são monitorados por meio de um sistema de rádios transmissores e visualização como forma de verificar se as aves estão realmente conseguindo se adaptar ao habitat natural.


O município de Pedro Leopoldo foi selecionado para ser uma área de soltura de papagaios verdadeiros (ASAS), cerca de trinta papagaios já foram soltos na Fazenda do Baú que fica na região de Fidalgo devendo ser monitorados por cerca de um ano. De acordo com Wander, a intenção é que se consiga por meio do Projeto Voar não apenas reintroduzir os papagaios de volta a seu habitat natural, mas ainda, dentro de um projeto de educação ambiental, conscientizar a população local da importância de se proteger este animal tão ameaçado pelo tráfico de animais silvestres.       
Toda comunidade pode contribuir com o Projeto Voar, segue agora alguma instruções: Comunicar sempre que avistar um animal do projeto, anotando sua localização, através de recado deixado em urnas localizadas no PE Sumidouro (Casa Fernão Dias), Padaria Pão da Hora (Lagoa do Santo Antônio) e Supermercado São Judas (Fidalgo). Incentivar a entrega voluntária de animais silvestres mantidos em cativeiro aos Centros de triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA/IEF. Entrar em contato, imediatamente, sempre que avistar um animal do projeto, machucado, debilitado, doente ou em locais inapropriados (dentro de residências, comércio,etc.), para que possa ser feito o resgate do animal. Telefones: (31)3555-6179 (IBAMA), 3916-9278 (IEF), 36898592 (PE Sumidouro), 97936321 (WAITA). Denunciar o tráfico e guarda ilegal de animais silvestres pelo telefone da linha Verde: 0800-618080.