segunda-feira, 6 de maio de 2013

Diretor de Museu de História Natural da Dinamarca visita o Parque Estadual do Sumidouro
 
   O Chefe do Departamento de Educação do Museu de História Natural da Dinamarca, Henning Haack, visitou no dia 25 de Abril o Parque Estadual do Sumidouro. Acompanhado pelo pesquisador e professor, Luiz Eduardo Panisset Travassos, o gerente do parque Rogério Tavares e a monitora ambiental Luísa Cota, Henning conheceu toda a estrutura da Unidade e seus atrativos.
   Hennig se mostrou encantado ao conhecer o Parque Estadual do Sumidouro e os locais por onde Lund passou. Agradeceu ainda a hospitalidade de todos que o receberam. “Agradeço a todos por essa viagem fantástica. Percebi o tesouro que é tudo isso” afirmou o educador referindo-se a região e a todo o patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico, cultural e natural que a cerca.
   O Museu de História Natural da Dinamarca possui um dos maiores acervos do mundo, com espécies catalogadas, incluindo plantas, minerais, meteoritos, insetos e a coleção de Peter Wilhelm Lund, naturalista que no século XIX pesquisou e descobriu na região de Lagoa Santa, os primeiros fósseis de animais da megafauna e o chamado homem de Lagoa Santa, fóssil humano considerado um dos mais antigos das Américas.
 
Henning acompanho entreo professor Travassos e suas alunas em frente à Gruta do Lund, local onde o naturalista pesquisou por muitos anos e fez grandes descobertas.

Principal motivo da visita ao Brasil
 
   O principal motivo da visita ao Brasil foi a divulgação do Projeto "Science whithout Borders" (Ciência sem Fronteira), realizado pelo Governo do Brasil e promovido pelo Museu de História Natural da Dinamarca, com foco em intercâmbios dos estudantes de pós-doutorado. Hennig esteve na UFMG e na PUC Minas para apresentar o programa e formalizar o convite aos estudantes mineiros a realizarem o PHD em Copenhagen.
    Entre as áreas de pesquisa ofertadas estão: geociência, biologia e astronomia, incluindo a biodiversidade, origem do sistema solar, evolução da vida, DNA, pesquisas climáticas e outras.
    As informações sobre o programa podem ser encontradas no site www.swbdenmark.dk. Os interessados em participar deverão entrar em contato através do email swb@snm.ku.dk.