sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ciclo de Palestras 
 
   No dia 15 de maio/2013, a pesquisadora da UFMG Renata Felipe Silvino, apresentou aos funcionários do Parque e convidados um resumo da sua tese em mestrado, que teve como base de pesquisa as lagoas da região cárstica de Lagoa Santa. O tema da tese: "Qualidade das águas das Lagoas do Carste: o caso da  Lagoa do Sumidouro.
   Segundo Renata o objetivo  foi estudar um dos eventos mais preocupantes que existem e que é considerado um impacto ambiental corrente nas lagoas do carste. A eutrofização, ou seja, o aumento das plantas e algas nas lagoas causada pela presença dos esgotos domesticos, fezes de animais e fertilizantes utilizados em pequenas atividades agrícolas. "A falta de saneamento é um dos grandes problemas enfrentados nesta região. É um impacto ambiental muito grande", afirmou.
   Os esgotos, as fezes e os fertilizantes presentes na água são nutrientes para estas algas que se reproduzem em quantidade considerável apresentando riscos a saúde humana, além de causar  a morte dos animais da lagoa, como os peixes. Outro fator preocupante é a característica das lagoas cársticas,  interligação subterrânea entre elas, o que pode fazer com que a poluição presente em uma passe para a outra.
   A pesquisa também buscou descobrir a profundidade da lagoa. Em período de chuva o maior valor registrado foi  6,9 metros, o que acaba mudando de acordo com o clima.