sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oficina Participativa: Rota das Grutas Peter Lund
 
      O gerente do parque, Rogério Tavares, esteve nesta manhã, 22 de março, na Oficina Participativa: Rotas das Grutas Peter Lund, realizada no auditório da Prefeitura de Pedro Leopoldo. 
  Realizado através da parceria entre Governo de Minas, Graduação de Turismo da UFMG e o Circuito das Grutas,  o projeto visa criar um Observatório de Turismo da Rota das Grutas de Lund, na qual será disponibilizado um sistema integrado de informações que possibilite o acompanhamento de indicadores do turismo na região e apoie a gestão sustentável da Rota.
     Conduzida pelo professor de Turismo da UFMG, Altair Sancho, a oficina teve como objetivo principal identificar junto aos atores e representatividades sociais de cada Município integrante da Rota Lund, quais os aspectos que devem ser considerados nas pesquisas  sobre o turismo que serão realizadas na região. " Este é um projeto regional, voltado para os atrativos de toda região e não apenas de um município. A proposta é conhecer estes aspectos e a realidade turística, ouvindo de quem vive no local e conhece a realidade. A partir daí vamos saber como serão realizadas estas pesquisas e quais temas serão abordados", afirmou Altair.
   Na oficina foram discutidos as questões: turismo, sociocultural, ambiental, político e econômico. A partir disso, os participantes apontaram os pontos que devem ser pesquisados em cada tema. A oficina será realizada em todos os municípios que integram a Rota Lund.