Carnaval no PESU
Aberto todos os dias de carnaval, o Parque Estadual do Sumidouro, recebeu turistas de vários estados e do exterior, que vieram conhecer a nova estrutura da unidade. Foram registrados 1089 visitantes, número um pouco acima do registrado ano passado que chegou a 1077 visitantes. Mas, quem roubou a cena mesmo, foram estes dois moradores da região, que não se importaram nem um pouco com a presença dos turistas!
Dryocopus lineatus
Conhecido populamente como Pica-pau de topete vermelho, esta é uma ave da família Picidae que pode ser encontrada em todo o Brasil e países como México, Argentina, Paraguai e Bolívia. Medindo cerca de 33 cm de comprimento, este animal alimenta-se de insetos, larvas, sementes e frutos. Sua fruta preferida é o abacate. Habita o interior e as bordas de florestas altas, capoeiras, cerrados, campos e plantações com árvores esparsas. Vive solitário ou aos pares e dorme sempre em ocos.
Curiosidade: Para encontrar o alimento, o pica-pau começa a dar batidas curtas na madeira até delimitar o final do túnel escavado pela larva. Em seguida, realiza fortes batidas inclinadas, para retirar lascas da madeira até chegar ao local onde se econtra o alimento.
Pica-pau macho.
Mygalomorphae
O Mygalomorphae é uma sub-ordem das aranhas, onde se classificam as caranguejeiras. Pertencente a família Theraphosidae é caracterizada por possuir patas longas com duas garras na ponta e corpo revestido de pelos. Apesar do tamanho, a caranguejeira não é tão nociva quanto parece. Uma de suas defesas são os pelos urticantes de suas costas e abdômen, que irritam a pele do predador.
Curiosidade: Atigem em média o comprimento de 15 a 25 cm. As fêmeas chegam a viver em média 20 anos e o macho alcança apenas de 5 a 7 anos de vida, já que normalmente o mesmo morre após o acasalamento.
Foto: Marianita Saraiva
Fonte do texto: pesquisas na internet.
Fonte do texto: pesquisas na internet.