quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Alunos do UNIFEMM aplicam técnicas bioconstrutivas no PESU

    Alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM iniciaram, na primeira quinzena de outubro/2012, a construção de estruturas que serão utilizadas como oficinas tanto para os visitantes como as crianças das comunidades locais.
   Esta é mais uma das atividades realizadas pelo Centro de Difusão do Conhecimento Científico-Tecnológico, projeto fomentado pelo CNPq e pela FAPEMIG e realizado em parceria com o Parque.
   Para a construção destas estruturas, foram utilizadas duas técnicas bioconstrutivas: bambu-a-pique e hiperadobe. A bioconstrução permitiu que alguns dos materiais utilizados no trabalho fossem obtidos a partir de recursos naturais existentes na região, já que, são construções a base de terra crua. O uso destas técnicas permaculturais  agregarão valor ambiental ao PESU, ressaltando os ideais de sustentabilidade que as unidades de conservação apresentam aos visitantes.
   O próximo passo será o acabamento das construções, etapa na qual as paredes receberão os atributos para que cumpram sua função principal: representar as eras geológicas (parede de bambu-a-pique) e servir como um painel para visitantes criarem pinturas rupestres (parede de hiperadobe).
   Outras estruturas que serão utilizadas no Centro de Difusão já foram concluídas anteriormente, como a construção de uma mesa, feita com reaproveitamento de madeira, e a reforma de um tanque, que será utilizado para oficina de escavação.
Para a concretização do projeto os alunos do UNIFEMM também receberam a ajuda dos funcionários do parque. Juntos, todos  realizaram um ótimo trabalho de parceria!
 
Texto e fotos: alunos UNIFEMM