segunda-feira, 16 de julho de 2012

Funcionários do PESU recebem curso de primeiros socorros

   Os funcionários do Parque Estadual do Sumidouro, um representante da Associação de Condutores Itararé - ACITA e funcionários do Monumento Natural e Estadual Vargem da Pedra de Mocambeiro participaram entre os dias 09 e 13 de julho/2012, do curso de Resgate e Primeiros Socorros. As atividades de Educação Ambiental são oferecidas pelo Programa de Prevenção e  Combate a Incêndios Florestais PREVINCÊNDIO - IEF MG. 
   O gerente técnico do Parque Rogério Tavares iniciou agradecendo e destacando a importância do curso para os funcionários da unidade. " No nosso cotidiano é importante sabermos sobre os primeiros socorros. Quando menos esperamos é que o acidente acontece. O conhecimento adquirido será utilizado tanto no parque como em casa. Saber esta primeira ação, o que se deve fazer ou não, é muito importante, já que a vida para nós é primordial", afirmou o gerente.
   O curso foi ministrado pelos integrantes do Corpo de Bombeiros, Sargento Cardoso e Sargento Santana.  Segundo o Sargento Cardoso, nos primeiros socorros não pode existir o "achismo". "Tudo deve ser feito dentro da técnica correta para que a vida da vítima seja preservada. O achismo pode acabar provocando um grave problema ou uma maior sequela na vida de alguém", alertou.
   Segundo ele, o trabalho de primeiros socorros foi transferido para o Corpo de Bombeiros, que trabalha de forma integrada com o SAMU, o que deixou o trabalho mais prático. " O mais importante e o que mais buscamos no socorro hoje é o tempo-resposta. Conseguimos fazê-lo em 10 minutos o que inclui da chegada ao local ao atendimento" disse Cardoso.
   O curso teve como objetivo explicar para quê serve, como funciona, o que pode ou não ser feito, além da prática correta nos primeiros socorros. O Sargento Santana aproveitou para alertar sobre os acidentes que, na maioria das vezes, acontecem em casa e podem ser facilmente evitados. " O maior número de ocorrências que nós temos de afogamento e queimaduras são em casa. Tudo o que você puder fazer para previnir e orientar o próximo é válido para se evitar um acidente ", disse.
   Além da parte teórica, os funcionários passaram por dois dias de prática que incluíram a simulação de resgate a vítimas em diversas situações de acidentes. Ao final os participantes receberam certificado pela participação e foram parabenizados pelos sargentos. " Nós esperamos que vocês continuem pesquisando sobre o assunto. Vocês com certeza podem prestar os primeiros socorros a uma vítima a partir de hoje", disse o sargento Cardoso.
   O sargento Santana finalizou dizendo " Quando a gente não pode fazer o que deve, a gente deve fazer o que pode".


    Nos meses de abril e maio, foram realizados na unidade o curso de Formação e Brigada e atividades como Visita preventiva e a Caravana Ambiental, projeto realizado nas escolas com o objetivo de conscientizar sobre os incêndios florestais e o papel dos brigadistas. Estas atividades também fazem parte do trabalho de Educação Ambiental oferecido pelo PREVINCÊNDIO à unidade no ano de 2012.