sexta-feira, 25 de maio de 2012


 Caravana Ação Ambiental nas escolas

     Mais de 600 alunos entre 3 e 15 anos da rede estadual e municipal, receberam a Caravana Ação Ambiental nos dias 15,16 e 17 de Maio, realizada em parceria entre a Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos (DPIFE), Força Tarefa Previncêndio (FTP) e Parque Estadual do Sumidouro (PESU).
     A campanha educativa teve como objetivo ensinar as crianças ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais, além de conscientizá-las da importância do parque e de todo o trabalho que é feito pela unidade para conservar o patrimônio histórico e cultural da região.
     Os alunos aprenderam ainda a importância dos brigadistas, voluntários locais que auxiliam no combate aos incêndios, e conheceram alguns dos equipamentos utilizados pelo grupo. Vídeos educativos mostraram a importância de se cuidar do meio ambiente e todas as ações simples que podem ser feitas no dia a dia da criança e toda família. As palestras foram ministradas pela técnica ambiental do DPIFE/SEMAD Veridiana  Aline Alves e pela historiadora e educadora patrimonial Érika Suzana do Parque Estadual do Sumidouro.
     Quatro escolas localizadas no entorno do parque participaram do evento. Escola Estadual Romero Carvalho, Escola Municipal da Lapinha, Escola Estadual Quinta do Sumidouro e Escola Municipal Nilza Vieira de Azeredo Melo.
     Ao final do evento todas as crianças participaram de uma dinâmica com perguntas sobre o tema e ganharam brindes como jogos, bonés, chaveiros, réguas, garrafinhas e caderno de figurinhas.



  A técnica ambiental Veridiana (de branco) entre os funcionários do PESU.

15/05 Escola Estadual Romero de Carvalho - alunos de 4 a 15 anos





16/05 Escola Municipal da Lapinha - alunos de 3 a 14 anos





17/05 Escola Estadual Quinta do Sumidouro - alunos de 6 a 10 anos




17/05 Escola Municipal Nilza Vieira de Azeredo Melo - alunos de 6 a 10 anos