terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Saiba mais sobre os morcegos!
                 Os morcegos pertencentes à ordem Chiroptera,são os únicos mamíferos naturalmente capazes de voar.Diversas são as lendas a respeito deste peculiar animal que habita cavidades subterrâneas e outros lugares ermos. Apesar de todas as lendas presentes no imaginário popular, sabe-se que o morcego não possui caráter agressivo e ataca somente em casos extremos quando se sente realmente ameaçado. A alimentação dos morcegos varia de acordo com a espécie, há alguns que se alimentam de aves, peixes, outros de frutas e insetos e há também a famosa espécie dos hematófagos (Desmodus rotundus) conhecidos popularmente como “morcegos vampiros” pelo fato de se alimentarem de sangue de animais. Os hematófagos são encontrados na região da América Latina, apenas 3 das 925 espécies  de morcegos possui como o sangue sua fonte de alimentação.
Morcego Hematófago encontrado na Gruta da Lapinha
               A maioria dos morcegos possui um sexto sentido chamado de ecolocalização. A ecolocalização consiste na emissão, pela boca ou nariz, de ondas ultrassônicas que, quando atingem um objeto, retornam como um eco cuja frequência é menor, assim, o morcego é capaz de saber a que distância o objeto está e pode decidir se aproximar ou se afastar dele. Isto permite ao animal o voo no interior de cavernas ou de lugares escuros.Devido ao sentido da ecolocalização, muitos acreditam que os morcegos possuem visão reduzida ou que são cegos, porém isso não é fato, a verdade é que os morcegos enxergam sim, e muito bem!A ecolocalização é apenas mais um incremento além da visão, que os auxilia na localização em locais muito escuros.
             Muitos perguntam por que os morcegos costumam ficar empoleirados de cabeça para baixo, acredita-se que essa posição apesar de parecer desconfortável favorece o alçarvoo, uma vez queos morcegos não tem habilidade para correr como as outras aves.
             Os morcegos são espécies silvestres e, no Brasil, estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna. A sua perseguição e caça no país são considerados crimes ambientais. Na Gruta da Lapinha localizada no Parque Estadual do Sumidouro são encontradas diversas espécies de morcegos dentre eles os frugívoros, insetívoroshematófagos, nectatívoros e onívoros. Os morcegos exercem influencia fundamental na cadeia alimentar das cavernas, suas fezes (guano) funcionam de alimento para diversas espécies presentes dentro do ambiente cavernícula.

Fontes: infoescola.com.
Apostila Fauna e Flora – exemplar 01.
www.ibaraki.com.br.