segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Exposição Cerrado: Beleza que inspira


Revista Unidades de Conservação

A edição especial da Revista Eletrônica das Unidades de Conservação de Minas Gerais, em comemoração ao Dia da Árvore, já está disponível na internet. A publicação reúne informações sobre o trabalho desenvolvido nas unidades de conservação estaduais.
 
A revista será publicada a cada três meses e pretende divulgar o cotidiano do trabalho desenvolvido nos Parques, Estações Ecológicas, Reservas e outras unidades de conservação do Estado.
 
Essa edição traz informações das Estações Ecológicas de Água Limpa, Aredes e Sagarana e dos Parques Estaduais Sete Salões, Mata do Limoeiro, Rio Doce, Sumidouro e Serra Verde. A revista revela, ainda, detalhes da mais nova unidade de conservação de Minas Gerais: o Monumento Natural Estadual da Gruta Lapa Nova de Vazante.
 
A Revista Eletrônica das Unidades de Conservação de Minas Gerais está disponível na internet, no endereço http://goo.gl/Uf0cDL

III Semana da Criança no MNE Gruta Rei do Mato


VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

Aconteceu em Curitiba, de 21 a 25 de setembro, o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação - CBUC.

Promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza desde 1997, o CBUC é um dos mais importantes eventos internacionais a tratar de áreas protegidas.

Durante os congressos anteriores, surgiram importantes diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação, criação e fortalecimento de áreas protegidas no Brasil

Ao longo do tempo, o Congresso incluiu ainda o IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a V Mostra de Conservação da Natureza.

O gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rogério Tavares, esteve presente no evento.

Para saber mais sobre o que aconteceu no evento, acesse: http://eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/CBUC

Fotos: André Portugal Santana


Encontrou uma ave anilhada?

 
 
A anilhagem científica é uma técnica utilizada no estudo do comportamento das aves. Consiste na marcação individual com um pequeno anel de metal na pata, partindo do pressuposto que a ave possa ser eventualmente recapturada. Relate seu encontro com uma ave anilhada ao Cemave: sna.cemave@icmbio.gov.br
 
Saiba mais: http://goo.gl/YnkGbA

Foto: Cristian Marcelo Joenck. Falco sparvenius © Todos os direitos reservados

Atividade de resgate em caverna - CBMMG

No dia 17 de setembro, aconteceu no Parque Estadual do Sumidouro treinamento de salvamento em caverna com resgate simulado de vítimas.
 
O exercício foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para aqueles que realizam o Curso de Habilitação de Oficiais. São militares que, após a conclusão do curso, serão designados para comandar pelotões nas mais diversas cidades do Estado.
 
Segundo o Tenente Elias José Luciano, “essa atividade é muito importante para a formação profissional de nossos militares. Sempre que necessário, estamos abertos às recomendações da gerência do Parque para que nossas atividades no PESU possam ocorrer da forma mais sustentável e segura possível”.
 
Os funcionários do PESU, Djalma de Carvalho e Douglas Santos, deram apoio no exercício realizado.
 
Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
 





















 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

27º Festival de Folclore de Jequitibá - de 11 a 13 de setembro

Participe!

https://www.fecitur.org.br/festival-de-folclore-de-jequitiba-comeca-dia-11/

Blitz Ecológica dia 10/09 em Confins

A Associação Mineira de Defesa do Ambiente – Amda, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Confins realizará mais uma Blitz Ecológica com ênfase em incêndios florestais.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para os perigos dos incêndios e do tráfico de animais para a preservação da biodiversidade.

O evento, que tem o apoio do ICMBIO, será no dia 10 de setembro, de 8h30 às 12h, no Centro de Confins.

O Parque Estadual do Sumidouro também estará presente mais uma vez.

 

Blitz ecológica em Lagoa Santa

Funcionários do Parque Estadual do Sumidouro participam de blitz ecológica em Lagoa Santa. Leia mais:
 

Atividades da Sala Verde da PBH

Há muitos anos, a Prefeitura de Belo Horizonte possui um Centro de Extensão em Educação Ambiental, com várias atividades muito interessantes relacionadas ao meio ambiente. Confira abaixo o que tem programado para o mês de setembro: