terça-feira, 19 de novembro de 2013

 Equipe de Brigadistas do Previncêndio realiza oficinas em Escolas do PESU



           A equipe do Previncêndio junto com funcionários do Parque Estadual Sumidouro realizou na última quarta-feira dia 13 de Novembro, uma oficina na Escola Municipal da Lapinha. O objetivo da oficina é explicar aos alunos o trabalho realizado pela equipe de Previncêndio dentro de uma Unidade de Conservação Ambiental apresentando as ferramentas usadas no combate ao fogo, instruí-los sobre as medidas preventivas para se evitar as queimadas assim como mostrar os inúmeros danos causados pelos incêndios florestais, tudo isso dentro de um clima interativo e de descontração. A oficina irá passar em outras escolas de entorno do Parque na intenção de conscientizar as crianças e população local sobre os riscos acarretados pelo uso indevido do fogo em áreas florestais como a destruição da vegetação, a morte de animais silvestres, a poluição do ar e outros prejuízos que afetam diretamente a vida de todos.








terça-feira, 12 de novembro de 2013

Globo Natureza faz reportagem na região para ser 
exibida no Fantástico

              A equipe do Globo Natureza esteve no mês de Outubro em três importantes Unidades de Conservação localizadas na região Cárstica e Vetor Norte de Belo Horizonte: O Parque Estadual Cerca Grande localizado em Mocambeiro distrito de Matozinhos, o Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha localizado em Pedro Leopoldo e o Parque Estadual do Sumidouro, localizado em Pedro Leopoldo e Lagoa Santa. Em Cerca Grande, a jornalista Sônia Bridi  entrevistou o professor Castor Cartelle, renomado paleontólogo responsável pela idealização e fundação do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.  Na Gruta da Lapa Vermelha, a jornalista entrevistou o professor André Prous, arqueólogo da UFMG. André Prous é especialista em povos caçadores-coletores e no estudo de artefatos de pedra tendo desenvolvido pesquisas sobre arte rupestre e sobre as populações ceramistas responsáveis pela tradição pré-histórica Tupiguarani, dentre outras.  Próximo a Gruta do Sumidouro, a entrevistada foi à historiadora Ana Paula Marquezotti, pesquisadora que desenvolveu pesquisa sobre a vida de Peter Lund e contribuições para a ciência.
          O objetivo do Globo Natureza é realizar uma reportagem incluindo pesquisadores e localidades que estão associados ao tema da evolução das espécies com ênfase nos primeiros homens americanos. As reportagens serão ser exibidas no Fantástico em abril de 2014 e no roteiro previsto, a equipe passará ainda pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde se encontra o crânio da Luzia, além da Ilha de Galápagos, Tanzânia, Etiópia, EUA e Escandinávia.


        Castor Cartelle e jornalista Sônia Bridi em Parque Estadual Cerca Grande
           André Prous e Sônia Bridi em Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha
   Equipe do Globo Natureza em Parque Estadual do Sumidouro
Sônia Bridi e gerente do Parque Estadual do Sumidouro Rogério Tavares

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Equipe do Globo Natureza realiza reportagem no       

Parque Estadual do Sumidouro 


             A Equipe do Globo Natureza esteve no Parque Estadual do Sumidouro na última quinta-feira dia 31 de outubro. A visita foi realizada na região do Parque onde fica o paredão de pinturas rupestres e Lagoa do Sumidouro. A equipe está produzindo uma série de reportagens com objetivo de mostrar a história da evolução do ser humano e o trabalho de pesquisa de arqueólogos e paleontólogos brasileiros e estrangeiros em busca de informações sobre os primeiros homens americanos. A reportagem deverá ser transmitida no programa Fantástico.